SINTOMAS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Conheça a doença

doencas_almeida-barros-2

As drogas constituem um dos problemas que mais afligem a sociedade contemporânea, sendo considerada uma epidemia. A drogadição caracteriza-se por modificações de comportamento na vida do dependente. Uma das principais é um desejo irresistível (compulsão – Sensação intensa e desconfortável) e necessidade de realizar o uso imediato da substância, por mais tempo que o programado ou em quantidades maiores do que inicialmente planejado, a fim de encontrar os efeitos psíquicos tão desejados como euforia, prazer intenso, alterações na percepção, sensação de poder e força, etc.A história da dependência química acontece desde o início da humanidade, embora a atenção a essa condição só tenha ocorrido no último século. Dependência química é o uso freqüente e exagerado da droga, com ruptura dos vínculos afetivos e sociais, é a perda da liberdade de dizer não à droga à qual o organismo se adaptou, seja droga lícita ou ilícita. Segundo o dicionário Aurélio, droga é “qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento”. Na definição da OMS (Organização Mundial de Saúde) é “qualquer produto, lícito ou ilícito que afeta o funcionamento mental e corporal do indivíduo e que pode causar intoxicação ou dependência”. A drogadição e alcoolismo são doenças já reconhecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde); e é por está razão que o dependente químico necessita de tratamento especializado e de qualidade. A Dependência química é uma doença crônica com danos lentos e irreversíveis física e psicologicamente.

Nem todos os usuários de drogas tornam-se dependentes. Da mesma forma que nenhum dependente, ao iniciar o consumo, tinha a intenção de se tornar dependente da substância. No entanto, não existe um limite entre o inicio do consumo, o uso continuado e os transtornos resultantes da dependência.

Para que a família do dependente possa intervir no caso de uma internação, é preciso que ela perceba os seguintes sintomas:

– falta de horário para se alimentar, chegar em casa ou irresponsabilidade com compromissos simples como: dentista, viagens, encontros etc.

– desinteresse pelo trabalho, escola, esportes. Baixo rendimento ou falhas excessivas na escola.

– perda da auto-estima: uso de roupas sujas, falta de vaidade, falta de higiene pessoal; mentiras grosseiras para justificar falhas e faltas no convívio social, familiar e profissional.

– pequenos furtos dentro de casa: dinheiro da bolsa, da cômoda, “sumiço” da jaqueta nova ou do relógio;/

– péssimas companhias: o dependente começa a andar e namorar outras pessoas com o mesmo tipo de problemas que ele é, a chamada identificação. Se estes sintomas de comportamento estão ocorrendo com o seu filho (ou parente), você provavelmente precisará agir, mesmo com a não concordância dele.

Em primeiro lugar, chamá-lo para uma conversa sincera e honesta sobre seu envolvimento. Oferecer-lhe ajuda em todos os níveis, principalmente emocional, e deixar bem claro que você o (a) ama, mas não concordar, nem aceitar a maneira que ele (a) esta vivendo.

AMBIENTE QUE VOCÊ E SEU FAMILIAR MERECE

Equipe e ambientes eficaz para o sucesso do tratamento.

Unidade Almeida Barros é Regulamentada: